SAÚDE E
BEM ESTAR

SEMPRE EM
ALTA

Porque devemos vacinar os nossos animais?

Saúde

aconselhamento veterinárioNa Clínica Veterinária da Alta de Lisboa acreditamos na importância da prevenção, para impedir que o seu animal de estimação contraia doenças infecto-contagiosas que podem prejudicar gravemente a saúde do seu animal e a sua também.

Para isso, um dos aspectos mais importantes é a vacinação, sendo que utilizamos um protocolo vacinal adaptado ao seu animal, dependendo sempre do seu estilo de vida. Antes de vacinarmos o seu animal examinamo-lo sempre, afinal a consulta de vacinação serve também como um check-up anual que não deve ser descurado.

Porque devemos vacinar os nossos animais?

Devemos vacinar os nossos animais pois isso vai permitir que ao entrarem em contacto com uma doença pela primeira vez, os nossos amigos tenham uma resposta imunitária que lhes permite reagir e anular os efeitos da patologia.

No caso dos cães, os animais devem ser vacinados desde tenra idade (8 semanas de vida), fazendo-se depois reforços com intervalos de 3 a 4 semanas, por forma a conseguirem alcançar níveis de imunidade adequados contra algumas doenças.

A única vacina obrigatória por lei é a da raiva, mas antes dessa devemos fazer uma vacina múltipla que vai proteger os nossos amigos de 5 doenças:

• Parvovirose

• Esgana

• Parainfluenza

• Hepatite

• Leptospirose

Para além destas, podemos ainda vacinar contra a Tosse de canil, febre da carraça e leishmaniose, mas cada caso é um caso, por isso cada plano vacinal deve ser definido individualmente dependendo do estilo de vida.

No caso dos gatos, a vacina confere imunidade contra:

• Calicivirus

• Herpesvirus

• Panleucopenia

Algumas destas doenças não são muito comuns, outras são comuns dependendo da zona do país, mas todas elas são um perigo potencial para o seu animal.

Caso queira saber mais informações sobre as vacinações não hesite em perguntar-nos, ou consultar os seguintes links:

http://hvatlantico.pt/como-funcionam-as-vacinas/

http://visao.sapo.pt/opiniao/bolsa-de-especialistas/2016-10-06-Oito-razoes-para-vacinar-o-seu-cao-ou-gato 

Dr. Luís Costa, Médico Veterinário, Clínica Veterinária Alta de Lisboa

Este mês, em destaque

Siga-nos

Share This