SAÚDE E

ALTA

Seguro Animal

Saúde

seguro animais estimaçãoSabemos em muito que as condições económicas, acabam por influenciar a tomada de decisões dos tutores, face á qualidade de vida do animal, pois muito á semelhança dos cuidados de saúde para humanos, estes podem trazer despesas elevadas.

Apesar de ser um mercado recente em Portugal, a oferta de seguros para animais domésticos começa a ser variada. A premissa dos mesmos é garantir a cobertura de despesas na eventualidade de existirem danos causados pelos cães e gatos, e em caso de acidente, doença e desaparecimento dos mesmos.

A pensar nisso, já algumas seguradoras resolveram criar seguros específicos de saúde para animais, a juntar-se a alguns seguros que já existiam de responsabilidade civil para cães.

O seguro de responsabilidade civil já existente é obrigatório, e apenas para os cães que sejam considerados perigosos ou potencialmente perigosos.

Este seguro existe com a finalidade de garantir o pagamento de indemnizações pelos danos causados – materiais ou corporais – a terceiros pelo seu animal de companhia. Se pretende somente garantir a responsabilidade civil dos prejuízos causados pelo seu cão, como dica, verifique se esta cobertura já não está abrangida por outro seguro já adquirido, como o de responsabilidade civil familiar ou da casa.  Habitualmente, as coberturas base incluídas no seguro de responsabilidade civil para cães são:

• Pagamento de indemnizações pelos danos/prejuízo causados, materiais ou corporais, pelo cão a terceiros;
  • Defesa jurídica;
  • Reembolso das despesas necessárias em variados tipos de exames/tratamentos veterinários;
  • Pagamento de custos e de contactos para a procura do cão desaparecido;
  • Auxílio para a preparação de serviços fúnebres;
  • Em caso de doença e respetiva hospitalização do dono, garantia da guarda do animal;
  • Descontos em produtos para animais de companhia.

Não inclui:

• Danos causados no tomador do seguro, cônjuge, ascendentes e descendentes ou outros elementos do agregado que com ele vivam;
  • Danos causados pela participação dos animais em espetáculos, competições, concursos, exibições ou de cães pertencentes às Forças de Segurança;
  • Os animais usados para a caça também não estão cobertos, pois legalmente devem ser objeto de um seguro obrigatório de responsabilidade civil.

Dependendo da seguradora, o cão ou gato poderá ter uma idade mínima exigida para a subscrição do seguro, normalmente entre os 3 meses (mínimo) e os 2 anos de idade (máximo), podendo o seguro manter-se ativo até aos 9 ou 10 anos de idade do animal.

Geralmente o seguro de responsabilidade civil para cães tem um custo de 20€ anuais).

Quem deseja um seguro de saúde especifico para animais já terá de desembolsar uma quantia mais elevada (cerca de 100€ anuais), mas terá de ter em atenção quais os serviços de saúde efetivamente garantidos, já que não estão garantidos todos os tipos de tratamentos e a cobertura varia com a escolha do proprietário do animal. Normalmente o seguro paga uma franquia de despesas e em alguns casos o proprietário fica limitado a uma rede de veterinários, pelo que deve confirmar a sua proximidade geográfica a essa mesma rede.

Coberturas base de seguro para animais

• Indemnizações a terceiros por danos e prejuízos provocados pelo animal.
  • Defesa jurídica.
  • Reembolso de despesas veterinárias, exames, cirurgias, medicamentos e internamentos.
  • Descontos em produtos para animais domésticos.
  • Auxílio na procura do animal de estimação desaparecido (nos custos e em contactos).
  • Guarda do animal em caso de hospitalização do seu dono.
  • Informação sobre adoção de animais, clínicas, criadores, assistência ao domicilio, transporte etc.
  • Possibilidade de cobertura na prática de caça.
  • Auxílio na organização de serviços fúnebres.

Para melhor explorar e completar este tema, partilhamos convosco alguns links de interesse, caso esteja a equacionar esta hipótese para o seu animal.

Links:

Sofia Castro, Auxiliar Veterinária, Clínica Veterinária Alta de Lisboa